Hoje, 26/4, comemora-se o Dia do(a) Juiz(íza) do Trabalho.
A AMATRA XV tem em seu quadro 456 associados. São 38 Desembargadores, 134 Juízes Titulares, 163 Juízes Substitutos, 106 aposentados (Desembargadores e Juízes) e 15 pensionistas.
Os Juízes do Trabalho tem como principal função solucionar conflitos oriundos das relações de trabalho. É dever dos magistrados o estudo aprofundado da legislação, da doutrina e da jurisprudência para aplicação no caso concreto. A análise individualizada de cada ação trabalhista é essencial a fim de que a prestação jurisdicional se dê da melhor maneira possível e que termine com a solução do processo, seja por meio de um acordo, seja pela prolação de uma sentença.
Mesmo com a pandemia do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2) e com a suspensão das atividades presenciais nas Varas e no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, de março de 2020 até os dias atuais, houve um aumento no índice de produtividade dos magistrados, o que demonstra que, apesar das grandes limitações impostas pelo fechamento dos prédios da Justiça do Trabalho, os Juízes do Trabalho garantiram a prestação jurisdicional à população. Foram proferidas mais de 566 mil sentenças e acórdãos, 576 mil decisões e mais de 1,8 milhão de despachos.
A AMATRA XV e ESMAT 15 homenageiam e parabenizam os Juízes do Trabalho por contribuírem com a sociedade na prevenção, na conciliação e na resolução de conflitos, promovendo o bem-estar e a pacificação social numa época tão desafiadora.